Psicólogos e psicanalistas não falam nada…

“Psicólogos e psicanalistas não falam nada…”  Costumo escutar essa afirmação com certa frequência também.  Digo que é bom que eles não digam muita coisa.  Se o espaço terapêutico é para a terapia de um paciente, então é ali que ele vai pegar sua mochila e abri-la.

Dando um exemplo, isso é bem parecido com o que ocorre em sessões de terapia com crianças utilizando a “ludoterapia” que é fazer terapia brincando.  Ao chegar na sala, a criança pega os brinquedos da caixa e vira tudo aquilo no chão.  O que fica esparramado ali é dela e, tem um papel simbólico equivalente ao que tem dentro da mente dela.  Ao final da sessão ela irá colocar os brinquedos de volta dentro da caixa e continuar a brincar somente no próximo encontro.

Agora imagine como seria se numa sessão o analista também levasse uma caixa lúdica.  A criança abre sua caixa, o analista também abre sua caixa e, pronto…:  ali juntos, muitos brinquedos, tantos que ao final da sessão talvez eles não consigam mais saber o que é de quem.  E, ao guardar aquilo tudo, a criança talvez guarde ainda algumas coisas que nem dela não eram, que naturalmente fará sua caixa ficar mais pesada e difícil de fechar.

Pois bem.  Digo novamente que é melhor que psicólogos e analistas não digam muita coisa.  É preciso saber a hora certa de falar, para que isso seja marcante para o paciente.  Se questões são levantadas pelo paciente, elas possuem significado mas, quando elas não são levantadas, elas também carregarão significado.  Essa volta estranha no pensamento é importante e é aí que se atua.  Até falar um pouco mais pode ser possível, diante de circunstâncias específicas…

Mas, não iludam-se, não é um caminho fácil, pode ser bastante demorado mas, é melhor que contornar o sintoma.

Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.