O tempo cura? Mas você pode optar por reduzi-lo em sua história.

sad-06Para algumas pessoas pode valer o ditado de que o tempo cura e em algumas situações também.  O luto, seja ele por alguém, alguma coisa, ou mesmo por parte do corpo, incluindo luto por fases da vida e pelo corpo saudável, é uma parte natural dos “ajustes” que precisamos fazer.
Entristecer faz parte da vida e não vou entrar em detalhes sobre quadros patológicos aqui.

Há outras coisas que atravessam a vida, como irritação, mágoas e raiva.  Elas podem perdurar por anos ou mesmo, pela vida inteira.  O tempo pode amansar algumas pessoas e outras não, da mesma forma que uma tristeza pode também passar.

 

Por quê isso acontece?

Porque temos uma capacidade de elaborar as coisas dentro de certos limites e através de certos recursos.  Um deles é o sonho, seja bom ou um pesadelo, enquanto numa criança o paralelo é a própria brincadeira.

Isso, com o tempo, pode fazer com que sua mente se ajuste, ou se equilibre.  Isso não irá lhe impedir de fracassar no futuro por conta de uma repetição, uma vez que se você não conhecer sua própria história, passará a ser refém dela.

puzzle-008Quanto tempo leva para alguém se ajustar diante de alguma situação importante?  Isso vai depender da estrutura de sua personalidade, de sua capacidade em se restabelecer, sua capacidade de refletir sobre a situação, qual o vinculo ou a importância das partes envolvidas, etc.  Noutras palavras, isso vai depender única e exclusivamente de como é cada pessoa, não há uma norma.  Algumas pessoas não conseguirão melhorar sozinhas e poderão levar suas questões pelo resto da vida.

 

O ponto é que um problema não resolvido (as vezes percebido como mal resolvido, inclusive) pode ser uma pedra no sapato.  Ou seja, algo que vai atrapalhar a sua vida em momentos que podem ser chaves.  Considerando que isso pode levar anos à fio, é importante considerar o lugar que uma terapia pode ter nisso.

 

A terapia existe para poder ajudar a diminuir essa parte de sua história, então, reflita se é o caso de viver uma novela ou um pequeno romance com seus conflitos.

 

Sugestão para assistir:  Um Encontro com Lacan

Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.