“O que significa sonhar que está caindo?…” Sonhos, símbolos, fotos e cores: elas falam de você.

i-have-a-questionCom certa frequência as pessoas perguntam sobre o significado dos sonhos.  Mas a coisa não costuma parar por aí.  Perguntam sobre significado de cores, de vestimentas, postagens de Facebook e por aí vai.

“Freud explica, né?”  Pensando em Freud e nessa frase, é notório que ele se dispôs a refletir e a dissertar sobre assuntos bastante diversos, inclusive levando em consideração a curiosidade das pessoas em geral, no que dizia respeito não apenas aos sonhos, mas também fetichismo, simbolismo, ocultismo e telepatia…  Certo de que muita gente ficariatroll-face frustrada… ele advertiu seu público logo no início de alguns de seus artigos…

Quando alguém fala de sonho de que estava caindo, há quem diga que isso significa medo e outro que isso é uma espécie de premonição (queria sonhar com os números de qualquer loteria, não seria nada mal).  No final das contas, não há um significado específico, pelo fato de cada sonho ser construído dentro de uma única cabeça, que está lá imersa numa cultura e numa sociedade.

Por exemplo, alguém pode sonhar com uma queda, pois realmente caiu recentemente de algum lugar.  Talvez de um telhado ou de uma ponte.  Aí temos quase que só uma lembrança.

iaf_paratroopersPor outro lado, pode haver uma outra pessoa que sonha com uma queda por estar se sentindo vulnerável no trabalho, enquanto alguém pode sonhar com uma queda livre por se tratar de um paraquedista.  Há múltiplas possibilidades.

Cada sonho aponta para um significado e com isso, aponta para dúvidas, o que pode criar ansiedade e frustração.  O que fazer com esses pontos de interrogação?  Onde está a resposta para eles?

854px-titian_-_venus_with_a_mirror_-_google_art_projectA resposta está num lugar bastante simples, é no próprio sujeito que o teve, ou no sujeito que postou uma foto ou escreveu alguma coisa.   É ouvindo o que o sujeito tem a dizer sobre o que lhe aconteceu ou sobre o que fez que ele irá se revelar.  Não existe um caminho mais certo que esse e é por essa razão que muitas vezes um psicólogo ou um psicanalista irá perguntar como que o sujeito se sentiu ou como foi a experiência em questão.

Quem fala é aquele que se revela.  É por isso que é importante o silêncio numa sessão, para que o sujeito ali se revele.  Diga-se de passagem que se revelar é como se despir, portanto, é um desafio que requer outro sujeito disposto a vê-lo sem julgar e manter tudo aquilo em segredo.  Mais que isso, é se despir com esse outro segurando um espelho e olhar para si mesmo.

Pois bem.  Se sonhos carregam consigo a individualidade de uma pessoa, outras manifestações dela também carregam.  Não é por acaso que, por exemplo, você percebe o estilo de escrita de uma pessoa em suas palavras quando a lê.  Da mesma forma, isso ocorre com desenhos e postagens de fotos ou posts em redes sociais.  A pessoa muito provavelmente não irá perceber suas próprias intenções, sua repetição, manias, absurdos e etc., mas ela está ali e isso pode servir de alguma forma sim pra diagnosticar algo.

No entanto, cabe relembrar que nas relações humanas sempre estão envolvidas questões éticas e morais.  Pode alguém se dedicar ao estudo e decifração do outro pura e simplesmente, sem lhe pedir autorização e expô-lo como um livro aberto?

Leia também:

BBC Brasil: Filtros e cores no Instagram podem revelar indícios de depressão, diz estudo

 

Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.