Quando procurar ajuda?

Entrar em contato com um psicólogo não é uma decisão simples para a maioria das pessoas, principalmente quando elas nunca tiveram contato ou não conhecem alguém que tenha precisado de um. A coisa é ainda mais difícil quando elas se depararam com profissionais que não as ouviram bem.

Choro sem razão aparente, insônia prolongada, pesadelos constantes, ansiedade frequente ou permanente, mal-estar inespecífico. Queixas como essas são motivos suficientes para se pensar em procurar um profissional de saúde mental para conversar um pouco.

Mas… e por quê?

Como costumo dizer, da mesma forma que evitamos a dor física, também evitamos a dor “mental” (há mecanismos complexos para isso). Só evitar a dor é uma medida paliativa para reduzir o sofrimento, mas não serve para resolver o que está lá. Inclusive, evitar a dor costuma ser uma medida temporária que, com o tempo tende a falhar e se mostrar como outras formas de dor, tais como:

  • ansiedade sem razão aparente (lembrando que ansiedade não é traço de personalidade, é um estado);
  • depressão;
  • síndrome de pânico;
  • alterações no sistema imunológico, incluindo problemas autoimunes como queda de cabelo e problemas de pele, dentre vários outros.

E onde entra o profissional de saúde mental?

A função de um profissional em saúde mental, como um psicólogo, é atuar junto ao paciente estudando seu funcionamento psíquico, seja ouvindo sua história, seja buscando observar, estudar e intervir na forma de funcionamento mental deste. Inclusive eles estão habilitados a encaminhar para outros profissionais caso seja necessário algum diagnóstico diferencial ou acompanhamento conjunto.

Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.