Psicólogo lê pensamentos?

Pois bem… em certa medida, é possível “ler” intenções, sentimentos e afetos de uma pessoa. Para isso é preciso ter estudado um bocado, mas é importante fazê-lo também à luz de uma série de considerações éticas e profissionais. E não, não há mágica nenhuma.

Veja bem, eu mencionei várias coisas mas não pensamentos. O mais simples para compreender como compreender alguém é considerar que intenções, sentimentos e afetos são aquilo que está nas “entrelinhas” do que foi dito ou manifesto.

Ou seja, quero dizer é que há formas de saber como a pessoa se sente em relação a uma determinada questão ou como se sente em um determinado momento dessa vida. Quando ela vai ao consultório ou recebe um psicólogo na beira de seu leito ela pode, ao falar de si ou de uma situação, abrir espaço para revelar em linhas e entrelinhas como se sente naquele instante. De forma parecida, ao fazer um conjunto de desenhos ou linhas nestes ou noutros contextos reservados para testes psicológicos, ela também tem a oportunidade de mostrar traços de sua personalidade naquele momento.

Exemplos como esses não devem ser tão estranhos para a maioria de vocês, afinal, entrevistas psicológicas, psicoterapias e testes, estão todos por aí. Entretanto, cada um possui fins específicos e que precisa ser visto a luz de contextos também específicos. Não há mágica, mas é preciso respeito profissional acerca do que se vê em determinada pessoa, não cabendo espaço para tal em assuntos de rodinhas de conversa ou qualquer coisa que implique em exposição pública.

Em outras palavras, um trabalho bem feito implica em proteger e guardar muito bem guardado o que cada paciente conta.

Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.