Tristeza e falta de vontade. Isso é importante?

Quando as pessoas se sentem ou percebem alguém próximo triste ou sem vontade para quase nada ou para coisa nenhuma, já associam isso à depressão. Há reações das mais diversas, umas que falam que é caso de psiquiatra, que tem que procurar psicólogo, que é frescura, que é algo para tirar da cabeça e por aí vai. Mas vamos por partes.

Nem toda tristeza e falta de vontade é causada por depressão. Depressão tem suas particularidades e merece um capítulo à parte que você pode acessar clicando aqui.

Pois bem, a pessoa reagir com tristeza ou ficar sem vontade com frequência é algo a ser observado com todo um cuidado especial, pois podem estar associadas a coisas que aconteceram e que continuam a passar desapercebidamente ao longo de anos, como por exemplo, uma mágoa, um rancor, uma falta.

Em algumas situações que são superadas com relativa tranquilidade em um grupo de pessoas, pode acontecer que para alguém a coisa não ocorra dessa forma. Entretanto, esse “sentir diferente” pode ser colocado de lado, numa tentativa de esquecer (às vezes “bem sucedida”), e fazer parecer que o importante não era nada. Nesses casos, o tempo e uma escuta adequada podem mostrar que sim, que aquilo era mesmo importante: quando isso ocorre, não importa o que outros digam; se foi importante para essa pessoa incomodada, sim, é algo a se considerar como tal.

O fato de você sentir algo em relação ao seu passado de uma forma demasiadamente emotiva e viva tal como quando se tivesse acabado de acontecer, em especial se isso é capaz de lhe emocionar novamente, há grande chance disso ainda mexer com você. Quando é assim, é válido considerar procurar um psicólogo para refletir um pouco sobre sua vida e ver se não é o caso de se engajar em um tratamento.

Tratar uma questão afetiva pode não ser nenhum bicho de sete cabeças, mas quando não tratadas e perdurando ao longo de muitos anos, ela pode ser a razão de uma série de tropeços, evitações, mal-estares ou até síndrome do pânico ou doenças no corpo.

Considere o que sente, valioso. É seu e fala sobre você. Leve isso para um profissional que possa lhe ajudar a olhar para tal.

Uma resposta para “Tristeza e falta de vontade. Isso é importante?”

Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.