Depressão tem cura?

Convém perguntar também como é que tal doença se constituiu. Foi à partir de uma situação traumática?... Algum momento de conflito?... Um instante insuportável onde não se encontrou qualquer saída?... Uma crescente dificuldade em lidar com problemas da vida, cujo princípio se confunde com os anos já vividos (algo como "sou assim a vida inteira")?Como …

O psicólogo faz diagnóstico? Por que o meu não disse o meu?

Pois bem. Cada pessoa tem o seu percurso de vida, repleto de experiências com contradições, conflitos e traumas, acontecimentos que envolvem lembranças de espécies distintas, como boas, ruins ou ambivalentes. Se uma pessoa tem um percurso que a leva para uma depressão, será preciso ouvir, refletir, repetir e elaborar para tentar mudar esse curso. Com …

Psiquiatra não é melhor que psicólogo?

Em toda profissão há profissionais e profissionais. Mas também há pacientes que buscam coisas diferentes. O que pode surgir dessa combinação são vários resultados. O psiquiatra, já que é formado em medicina, pode receitar remédios, cuidar da dosagem adequada e dos efeitos colaterais daquilo que prescrever. Pode cuidar de algumas doenças para as quais não …